Autores

Ver todos autores

Heinrich Mann

Cidade Hanseática de Lübeck, 1871-1950, Estados Unidos.

Filho de um abastado comerciante e senador local e de uma brasileira de Paraty, Júlia da Silva Bruhns, irmão de Thomas Mann, autor de A montanha mágica e Doutor Fausto (Companhia das Letras) e ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1929, e tio de Klaus Mann, autor de Mefisto (Estação Liberdade).

Heinrich Mann foi um escritor de grande observação social e de manifesto posicionamento político. Era renomado e bastante lido durante a República de Weimar – governo instaurado após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. Esse prestígio deu-se em grande parte por O súdito, concluído antes do início da guerra, em 1914, mas censurado e somente publicado na íntegra em 1919.

Com a ascensão de Hitler e do nazismo ao poder, em janeiro de 1933, Heinrich Mann partiu da Alemanha para o exílio. Seus livros foram queimados nas fogueiras promovidas pelos nazistas, e sua primeira mulher foi enviada a um campo de concentração em 1940. Mann morreu nos Estados Unidos poucos anos após a Segunda Guerra Mundial, como cidadão da República Tcheca, antes do programado retorno a Berlim Oriental.

A Mundaréu publicou seu romance O súdito.

Livros publicados pela Mundaréu

  • O Súdito

    uma obra de Henrich Mann

    tradução de Sibele Paulino

    Mais do que uma sátira

    Veja mais