Heinrich Mann
HEINRICH-MANN

Heinrich Mann

1871-1950

Biografia

Luiz Heinrich Mann (1871-1950) nasceu em Lübeck, Alemanha, filho de um abastado comerciante e senador local e de uma brasileira de Paraty, Júlia da Silva Bruhns. Era irmão de Thomas Mann, autor de A montanha mágica e Dr. Fausto (ambos publicados pela Nova Fronteira) e ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1929, e tio de Klaus Mann, autor de Mefisto (Estação Liberdade).

Heinrich Mann foi um escritor de grande observação social e de manifesto posicionamento político. Era renomado e bastante lido durante a República de Weimar – governo instaurado após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. Esse prestígio deu-se em grande parte por O súdito, concluído antes do início da guerra, em 1914, mas censurado e somente publicado na íntegra em 1919.

Com a ascensão de Hitler e do nazismo ao poder, em janeiro de 1933, Heinrich Mann partiu da Alemanha para o exílio. Seus livros foram queimados nas fogueiras promovidas pelos nazistas, e sua primeira mulher foi enviada a um campo de concentração em 1940. Mann morreu nos Estados Unidos poucos anos após a Segunda Guerra Mundial, como cidadão da República Tcheca, antes do programado retorno a Berlin Oriental.

Livros Publicados

o_sudito

O Súdito

Sátira à sociedade alemã das décadas anteriores à Primeira Guerra Mundial e, particularmente, de um tipo humano comum naquele período. A sutileza e a percepção histórica — além do humor — presentes na narrativa da vida de Diederich Hessling na Alemanha guilhermina extrapolam as expectativas usuais.

Clique aqui para comprar