LIVROS QUE FICAM
A Mundaréu é uma editora que gosta de ler.
Gosta de ler livros de diferentes gêneros; de variadas tendências; de muitos países; de diversos conteúdos, formas, atmosferas.
Para a Mundaréu, os livros podem ser densos, leves, divertidos, sisudos, complexos, simples, minimalistas, rebuscados, locais, universais, atuais, atemporais. Existem bons livros de todos os tipos, e a Mundaréu gosta de bons livros. Acredita que um bom livro sirva para qualquer momento e a toda hora.
Nossos livros não têm luxos, mas são bonitos e de leitura agradável, feitos para resistir a diversas leituras, compartilhamentos, consultas e estantes. As traduções são feitasdiretamente da língua original.
Estamos em São Paulo e temos cerca de 30 títulos em catálogo.
A Mundaréu foi criada por leitores, não por profissionais com experiência no mercado editorial. A ideia surgiu porque, além de gostar muito de livros, sentíamos falta de alguns títulos nunca lançados no Brasil ou que haviam saído de catálogo, ou que simplesmente não eram mais encontrados nas livrarias. Aqueles livros longevos, cuja leitura é lembrada e recomendada mesmo anos depois de ter sido concluída, livros cuja relevância percebemos agora e relembramos tempos depois.
Por sermos essencialmente leitores, nossas preferências e interesses literários perpassam todas as nossas definições de catálogo. Escolhemos livros como quem fez uma recomendação de leitura.
Em 2014 lançamos nossos primeiros livros. Queríamos oferecer um panorama da Primeira Guerra Mundial, com experiências de escritores de diferentes países mais diretamente envolvidos no conflito, e assim surgiu nossa coleção Linha do Tempo, com relatos do front por Siegfried Sassoon, Emilio Lussu, Henri Barbusse e Ernst Toller, e romances com finas análises sociais, de Heinrich Mann e Joseph Roth.
Em 2015 passamos a participar da inovadora Feira Miolos e no ano seguinte, a pioneira Festa do Livro da USP e várias outras.
Em 2016 participamos da Semana de Editores da Fundación Typa e da Feira del Libro de Buenos Aires. E, para resgatar e manter uma tradição literária tão marcante como latino-americana, logo depois lançamos a coleção ¡Nosotros!, com o querido Mário Benedetti e o nobelizado Miguel Ángel Asturias, e logo incluímos latino-americanos contemporâneos, como Ospina e Halfon.
Em 2018 estivemos na Flip e fomos convidados ao programa do Instituto Goethe na Feira de Livro de Frankfurt. E publicamos o romeno Mircea Cărtărescu, um autor com um estilo muito próprio e que tem arrebatado diversos prêmios europeus.
Em 2019 voltamos à Flip e à Feira de Frankfurt, agora como expositores e parte do fantástico Invitation Programme para editores de mercados em desenvolvimento. E, com Elena Poniatowska, acrescentamos a primeira escritora – de várias já contratadas – ao nosso catálogo.