Eduardo Halfon
Eduardo-Halfon2

Eduardo Halfon

Biografia

Eduardo Halfon (1971) nasceu na Cidade da Guatemala, em uma família judia de origens levantinas e da Europa do Leste, e mudou-se aos dez anos para os Estados Unidos. Formado em engenharia, foi professor de literatura. Vive nos Estados Unidos, embora viaje com frequência à Guatemala. Foi escolhido um dos 39 melhores autores latino-americanos com até 39 anos pelo Hay Festival de Bogotá (2007), recentemente recebeu o prêmio francês Roger Caillois de Literatura Latino-Americana (2015) e esteve entre os finalistas do prêmio hispano-americano de contos Gabriel García Márquez (2016). Sua obra foi traduzida para inglês, alemão, francês, japonês, croata, polonês, sérvio, holandês e português – seu O boxeador polaco foi lançado no Brasil em 2014.

Livros Publicados

"Luto, "O boxeador polaco" (Rocco, 2014)

Capa_E-luto_v1

Luto

Em Luto, Halfon retoma memórias de sua infância marcada tanto pela situação política e social da Guatemala como pelas novidades trazidas pela mudança para os Estados Unidos. Uma multiplicidade de referências que dão tom e paradoxalmente consistência à narrativa.
A objetividade da narrativa de Halfon é eloquente, e não raro avassaladora. Assim, uma história que parece aleatória e fragmentada se mostra inteira e firmemente tecida; os deslocamentos geográficos marcam deslocamentos anímicos; as memórias formam uma identidade e uma vida, entrecruzada e por vezes em choque com outras tantas vidas. E que termina por ser comovente em sentido pleno: somos movidos a outros lugares, outras reflexões, outros sentimentos.

Clique aqui para comprar